Luto ou Pesar?

18/02/2023
Quando você ou alguém próximo perde o emprego, passa por uma doença crônica ou terminal, sofre um ato violento ou se envolve em um desastre, simplesmente não passa ileso pelos efeitos negativos.

Mesmo sendo uma pessoa saudável física e emocionalmente, qualquer perda de natureza significativa ou muitas perdas ocorrendo em um curto espaço de tempo, resultam em algum tipo de tristeza.

O processo de luto é natural, para se elaborar psiquicamente a perda verificada. Entretanto, quando esse processamento emocional natural é complicado por ansiedade ou depressão, pelo abuso de substâncias ou fatores novos ou já existentes, geralmente surgem graves problemas de funcionamento na vida.

Qual é a diferença entre Luto e Pesar?

O luto é a reação emocional diante de uma perda.

Frequentemente é descrito como tristeza e dores após a morte de uma pessoa querida, animal de estimação, o rompimento do relacionamento ou a perda de um local ou posição que era valiosa para alguém em sua vida.

Existe também o sofrimento antecipatório - o pesar, que é experimentado antes da perda real. Um exemplo disso é a preocupação ou a ansiedade por um ente querido sob risco de vida em uma doença terminal, ou a dor prevista por um divórcio eminente, ou ainda a saída de casa por um filho para seguir a própria vida.


Luto ou pesar
Luto ou pesar

O luto é um processo natural vivido enquanto nos ajustamos às situações da vida após uma perda. Não há prazo 'normal' ou esperado para finalizar. Algumas pessoas poderão retornar sua vida dentro de semanas ou meses. Outros, particularmente aqueles que sofreram perdas traumáticas e inesperadas ou cuja rotina foi radicalmente alterada, podem levar mais tempo para se adaptarem completamente. Esse tempo pode ser abreviado drasticamente por um tratamento adequado.

Se está tão triste que comece a imaginar o suicídio como única saída, isso é sinal de que é necessária ajuda imediata.

Podemos auxiliar a gerenciar os estágios do luto e trabalhar com a culpa não resolvida, que lhe impedem de viver uma vida normal. Consulte-nos.